Hoje apresentei meus dois últimos projetos do semestre acadêmico e finalmente fiquei de férias. Aproveitei para encerrar o dia com chave de ouro indo na “Noite da Guitarra”, no Cine Banguê do Espaço Cultural. Esta foi a última apresentação do ano da Orquestra Sinfônica da Paraíba.
Como eu disse no último post (que fala sobre o Fest Aruanda, festival de curtas) eu irei, na medida do possível, documentar aqui neste blog minhas experiências culturais (shows, cinema, etc).
Se eu tivesse que descrever o concerto em apenas 2 palavras, eu escolheria “espetacular” e “descontraído”.
Espetacular porque foi algo totalmente diferente, inesperado. Eu já havia assistido a várias apresentações da Orquestra Sinfônica da Paraíba, mas dessa, com certeza, eu me lembrarei por muito tempo.
A Orquestra abriu o concerto com uma obra ainda sem os guitarristas, e depois eles foram se revezando no palco, um a um, tocando em média 3 músicas cada. No encerramento, os 3 guitarristas subiram ao palco e tocaram juntos.
Também tivemos a participação especial de Paulo Barreto (violino elétrico) e Alexandre Dinoá (violoncelo elétrico), que interpretaram The Final Countdown (uma daquelas músicas que todo mundo conhece mas quase ninguém sabe o nome) entre o segundo e o terceiro guitarrista.
O repertório foi bem variado. Ouvimos desde Sivuca (Feira de Mangaio) e Van Hallen até Mozart (Marcha Turca) e Haydn, passando por obras de autoria própria dos guitarristas e obras de compositores locais. O programa completo pode ser encontrado aqui (notícia no G1).
Segue um vídeo da Marcha Turca sendo interpretada por um violão, só para deixar o gostinho. Substitua o vilão por uma guitarra e adicione a Orquestra Sinfônica da Paraíba no fundo para se ter uma ideia de como foi o espetáculo.
As guitarras, quase sempre com distorções e outros efeitos, misturaram o som de seu rock com o dos instrumentos clássicos da Orquestra.
A noite também foi bem descontraída e divertida, e os músicos arrancaram muitas gargalhadas da platéia. O maestro João Linhares conseguiu entreter muito bem o público enquanto os guitarristas afinavam seus instrumentos, mas quem chamou mesmo a atenção foi Alex Madureira.
Vestindo uma camiseta, uma bermuda de surfista estampada e com um boné na cabeça, Alex ganhou a simpatia de todos quando pegou o microfone, após ter tocado, e desejou boas festas a todos, sempre se utilizando de gírias, palavrões e expressões coloquiais. Ele falou umas coisas mais ou menos assim:
Pô bixo [sic], vocês sabem! Uma Orquestra é como se fosse uma família. Tem gente de toda idade. Tem essas gatinhas aqui, aqueles velhos ali…
Quando acabar aqui vamos todos para um bar, beber. Vocês estão convidados. [...] Vamos encerrar logo que já vai fazer 2 horas que eu não bebo.
Queria agradecer à (esqueci o nome dela), aquela gata da FUNESC.
Não é a toa que em um dado momento subiu ao palco Chico César (como Secretário da Cultura do Estado) e passou o microfone para uma moça da FUNESC (que também foi bem descontraída, chamando Zé Filho de bonitão, por exemplo), mas o público gritava por Alex.
Outro fator que ajudou neste ponto foi o fato de que a platéia estava composta principalmente por jovens, que participaram das brincadeiras e interagiram bastante. A noite realmente foi divertida.
Como eu havia dormido pouquíssimo nos dois dias anteriores (umas 4 horas no total, por causa dos projetos da universidade), eu já estava quase desistindo de ir ao concerto por causa do cansaço. Ainda bem que eu mudei de ideia
Poxa, Fernando, pena que eu não sabia que o último concerto do ano seria com guitarras. Perdi.
Fernando, passei toda a minha infância e adolescência ouvindo essa marchinha tocada pelo teu avô. Me emocionei ao ouvi-la agora, imagine se eu tivesse ido ao teatro e escutado como você descreveu com tanta alma. Não esqueça de me convidar pro próximo. e quando tiver com seu avô, peça para ele tocar, com certeza ele vai te surpreender.
Cara, muito legal seu relato sobre a Noite. Eu fui e não poderia ter sido melhor. Valeu cada centavo. Ah, não! Foi de graça. Acabou de ficar melhor, hehe
Uma fotinha da noite: http://www.flickr.com/photos/rayanrod/6518980261/in/photostream [em breve posto mais]